May 11, 2007
"COM" não esta morto (pelo menos eu espero)
Assim como a morte de linguagens de programação como Cobol, Fortram, Basic, etc. e também a extinção dos programadores já foram anunciadas várias vezes, mas nunca se concretizaram ,graças a Deus, muitos já anunciaram a morte do COM (Component Object Model), uma tecnologia da MS para a componentização de soluções.
Infelizmente (para estes "gurus" !) isso não aconteceu (preciso dizer: "eu já sabia que isso não aconteceria mesmo") ? Pelo contrário, se você observar o número de sub-sistemas do Windows Vista implementado usando esta tecnologia você irá notar um aumento razoável no número de componentes neste SO.
Como grande parte da minha carreira foi dedicada a esta tecnologia é natural que eu tenha interesse nesta :). Assim, a alguns anos atrás (para ser mais preciso, entre 2002 e 2004), eu escrevi (e disponibilizei gratuitamente) um utilitário (ao qual chamei de Typelib Wizard) que, entre outras coisas, permite fazer Browse do conteúdo de TLBs (quer estas TLBs estejam isoladas ou incluídas como recurso de um executável) mais ou menos nos moldes dos browsers de classes encontrados nos ambientes de desenvolvimento atuais.
Se você desenvolve componentes COM (ou se utiliza ambientes tais como ASP (não ASP.NET), VB 6, VBA, Power Builder, etc., em que a chance de estar utilizando componentes COM, mesmo sem saber, é grande) esta ferramenta é de grande utilidade.
A algum tempo eu não realizo nenhuma manutenção no projeto mas tenho algumas idéias e seria um prazer adicionar outros desenvolvedores para que os mesmos possam atualizar o repositório de código (que aliás, vou passar para o subversion) e ajudar a manter o projeto "andando".
Para saber mais sobre o projeto visite os sites abaixo:
Abraços.
Adriano
Labels:
COM+,
computador,
programing,
Software,
utilitário,
windows
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Post a Comment