Mar 28, 2018

Recursos para se manter atualizado com a linguagem C#

Read this post in English.

Olá

É surpreendente a quantidade de informações que temos a nossa disposição atualmente. Quando eu comecei a estudar programação (a alguns anos atrás :) ), informação sobre programação era muito limitada (morar em uma pequena cidade do interior de São Paulo e não ser capaz de ler nada em Inglês não ajudava muito).

A situação não melhorou muito quando entrei na universidade (3 ~ 4 anos após meu primeiro contato com um clone do Apple IIe); sem dúvida eu tinha acesso a mais livros, mas os mesmos eram em inglês (que eu ainda tinha muita dificuldade em ler por sinal) e também não cobriam uma ampla gama de assuntos da área.

Para nossa sorte (ou não), atualmente temos tanta informação disponível que temos dificuldade para acompanhar as novidades o que nos traz ao tema deste post: Neste mar de informações disponíveis temos que nos concentrar nas que podem nos proporcionar o melhor retorno pelo nosso investimo.

Se tratando da linguagem C#, para mim, do ponto de vista do desenvolvimento da mesma, todos desenvolvedor C# deveriam, pelo menos, conhecer o repositório https://github.com/dotnet/csharplang, o qual se auto denomina, o "repositório oficial para o design da linguagem C#"

Neste repositório você pode encontrar documentação relativa a funcionalidades existentes, e mais importante (em minha opinião), ainda em desenvolvimento (por exemplo, recentemente documentos referentes a algumas 
funcionalides da próxima versão da linguagem (7.3)  foram publicados). 

Lá você também encontra documentos sobre as várias reuniões de design da linguagem.(aqui você pode ver um vídeo, em inglês, descrevendo o processo de design e como você pode usar este repositório).

O mais interessante é que não estamos limitados a apenas consumir passivamente o conteúdo deste o repositório; como o mesmo é aberto qualquer um pode enviar sugestões de novas funcionalidades para a linguagem bem como participar de discussões sobre os vários recursos em desenvolvimento.

Happy coding ;)

Adriano

3 comments:

Unknown said...

Ótimo post Adrino, Não sabia sobre esse repositório no Git.
Vlw!

Unknown said...
This comment has been removed by a blog administrator.
programing-fun said...

Fala veinho.. foi mail não tinha visto seu comentário :)