May 16, 2014

Módulo de acesso a redes TCP/IP ENC28J60

Ola

Já faz algum tempo que não posto nada sobre Arduino / sistemas embarcados; bom, como você já deve saber... ok, não vou usar a velha desculpa de falta de tempo.

Estou aqui para dizer que não estou estagnado no meu aprendizado sobre o Arduino e também para falar sobre minha última vitória; a mais ou menos um ano e meio, eu comprei um módulo Ethernet (ENC28J60) igual ao que segue abaixo para fazer alguns experimentos.

Acontece que eu nunca consegui fazer o mesmo funcionar; acabei apelando e comprando um Ethernet Shield (baseado no W5100) o qual funcionou sem maiores problemas. Outro dia eu estava mexendo nas minhas tralhas de eletrônica e encontrei o dito cujo (aquele que eu não havia conseguido fazer funcionar) e decidi que iria tentar novamente.

Depois de ler vários blogs, artigos, etc na internet, acabei obtendo sucesso. Abaixo segue a configuração que eu utilizei:
Veja abaixo como ficaram as conexões:

ArduinoENC28J60
ICSP
HEADER
MISOSO
MOSISI
SCKSCK
RESETRST
PINOS
I/O
VCC (3.3V)VCC
GNDGND
10CS
INT(2)INT






Veja abaixo um ótimo diagrama do Arduino Leonardo.



Observe que no Arduino Mega / Uno e outros, o conector ICSP também esta conectado aos pinos normais de I/O (mas não no Leonardo).


Como eu comentei, tive que fazer uma mudança na biblioteca utilizada para acessar o módulo. Básicamente no arquivo EtherCard/enc28j60.cpp eu mudei:

void ENC28J60::initSPI () {
    pinMode(SS, OUTPUT);
    digitalWrite(SS, HIGH);

    // rest of the code....
}

para:

void ENC28J60::initSPI () {
     pinMode(10, OUTPUT);
     digitalWrite(10, HIGH);


    // rest of the code....

Isso porque o pino SS esta definido com um valor (17) diferente do pino que eu escolhi, 10.

E pronto! Depois disso foi só abrir um dos exemplos da biblioteca, modificá-lo um pouco e temos temos um web server rodando no Arduino.

O que você acha? Eu acho isso muito massa ;)

Não hesite em deixar comentários / perguntas / sugestões / críticas.

Happy Coding.

OBS: Antes de postar eu notei no esquema de pinagens que no Leornardo o pino SS (17) é o pino A3; então teóricamente é possível utilizar a biblioteca citada sem modificações (basta ligar o pino CS do módulo no pino A3 do Arduino; teóricamente pois eu não testei :)

(Read this post in English)

No comments: