Feb 22, 2007

COM/COM+ ? Alguém ta afim?

Você desenvolve, ou conhece alguém que desenvolva, componentes COM/COM+? Integrando com o SNA/HIS server? A algum tempo atras eu já não encontrava muitas pessoas que conhecessem e/ou desenvolvessem usando COM/COM+; agora parece mais difícil ainda! Bom, pelo menos a MS ainda utiliza estas tecnologias de forma extensiva, visto que no Windows Vista o número de componentes COM aumentou :). No meu último emprego (em uma instituição financeira) utilizávamos muito componentes COM+ integrados com o HIS Server. Motivado pela instabilidade do nosso ambiente de testes (e outras coisas mais) iniciei o desenvolvimento de um mecanismo que nos permitisse "simular" a interação com o mainframe (ou seja, passar pelo SNA/HIS server) que acabou por tomar formas mais genéricas e permitir que uma grande gama de componentes COM/COM+ fossem passíveis de ser simulados. Abaixo apresento algumas das vantagens que este mecanismo apresenta:
  • Independência do mainframe (poderíamos continuar nossos testes mesmo que nosso ambiente de testes do mainframe estivesse parado)
  • Flexibilidade para realizar unit tests uma vez que, dado um conjunto de dados de entrada, poderíamos retornar qualquer valor desejado.
  • Simplicidade de configuração
Infelizmente não tive tempo hábil para terminar este projeto (que basicamente é dividido em dois módulos: i) um componente COM/COM+ cuja responsabilidade é simular outros componente; ii) um aplicativo GUI responsável por configurar/monitorar a utilização do componente) antes de me desligar desta instituição financeira e, no momento, não estou utilizando tanto componentes COM/COM+ para justificar o investimento necessário para finalizar o projeto junto a empresa que trabalho atualmente. O objetivo deste post é definir se há pessoas interessadas em continuar o projeto; eu poderia colocar o fonte no sourceforge (qualquer um poderia baixar os fontes) e incluir os interessados como desenvolvedores do projeto (estas pessoas poderiam fazer "commit", ou seja, atualizar os fontes no sourceforge. É claro que eu daria suporte :) Se alguém tiver interesse comente neste post e podemos discutir melhor como seria o processo. Até mais. Adriano

3 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Luis R said...

E ai Adriano, tudo bem?
Poxa cara, to vendo um post de mais de 2 anos, mas eu me interessei sim, você chegou a ir em frente com esse projeto?
Um abraço
Luis

programing-fun said...

Olá Luis

Infelizmente, como continuo longe do desenvolvimento de componentes COM/COM+, não tenho como justificar o tempo necessário para dar andamento neste projeto :(, ou seja, ele continua no mesmo estado.

De qualquer forma eu ainda tenho muito interesse no assunto e poderia dedicar algum tempo ao mesmo se outros desenvolvedores estivessem interessados. Basicamente tem um componente escrito em C++ (Visual Studio 6.0) e um aplicativo em C# (.Net).

Se tiver interesse me mande seu email (pode ser em um comentário aqui mesmo; se eu não aprovar o comentário o mesmo não será publicado e assim seu email não será divulgado :)) que eu entro em contato, dou mais detalhes, etc.